Para alguém pouco adepto da actividade física torna-se difícil saber por onde começar quando toma a iniciativa de o fazer. Existem múltiplas opções, mas a mais acessível a todos é a caminhada diária. Pode ser feita em qualquer “furo” do seu horário e quanto às instalações mesmo o ambiente citadino é propício. Contudo não se recomendam exageros na duração do percurso uma vez que tal provoca desânimo e o mais provável é que ao fim da segunda semana já tenha desistido! Assim dá-mos algumas dicas, não só relativas á postura mais correcta durante a caminhada como também á planificação da mesma, retiradas integralmente da revista: “Prevenir” redigidas por Fernanda Soares com revisão científica do Dr. Marcos Miranda.
“1ª semana
Para ir adquirindo o hábito, comece por andar 20 minutos, duas vezes por semana, por exemplo, terça e sexta-feira
Segunda-feira
Aprenda a andar correctamente, em casa: primeiro, apoie o calcanhar no chão e depois a planta e os dedos, balançando-se para a frente de forma natural, sem forçar o pé em nenhum momento.
Terça-feira
Comece a andar devagar e vá acelerando até chegar ao seu máximo aos 5 minutos. Após 10 minutos a caminhar, vá reduzindo o ritmo durante 5 minutos até terminar o percurso devagar.
Quarta-feira
Ensaie a postura correcta para caminhar. Mantenha as costas direitas e os ombros relaxados para acompanhar livremente com os braços o movimento natural dos pés.
Quinta-feira
Quando sair do supermercado ou do trabalho, treine não só a forma de pisar como a postura aprendida. Distribua o peso por ambos os pés e mantenha-os direitos.
Sexta-feira
Saia para caminhar e siga as mesmas indicações dadas na terça-feira. Aplique nesta caminhada o movimento controlado dos braços para que lhe dêem impulso.
Sábado
Se estiver com amigos, comente que começou a andar a pé. Reforçarão a sua decisão. Pode até incentivá-los a tentar o mesmo ou que a acompanhem. Assim, o exercício nunca se tornará aborrecido.
Domingo
Levante-se cedo e saia para comprar pão ou o jornal. Aproveite para dar um passeio. Assim, irá deixando para trás este modo de vida sedentário.”
Desejo de Boas Caminhadas!



