No artigo anterior, acerca de caminhadas, explicamos como poderá iniciar-se nesta modalidade, contudo não fizemos referência a um processo transversal a qualquer tipo de actividade física, o aquecimento. Este deve ter como duração cerca de oito a dez minutos e é composto por uma serie de movimentos que exercitam os músculos, evitando assim possíveis lesões durante a actividade física propriamente dita. Por outro lado, previnem a fadiga imediata, uma vez que aumentam o fluxo de sangue para o coração. Contudo estes exercícios poderão ser igualmente realizados no fim da sessão para relaxar os músculos cansados e normalizar a respiração. No que diz respeito aos alongamentos, deve-se ter em consideração alguns parâmetros, tais como, a sua prática não deverá causar dor, pois podem danificar o músculo; têm de ser feitos pausadamente, quando chegar ao ponto de tolerância máxima sem dor deverá manter-se nessa posição durante oito a dez segundos e por último a respiração deve ser lenta e regular, pelo que não deverá conte-la enquanto contrai os músculos, assim sugerimos que inspire no início do alongamento e expire durante o exercício do mesmo. De forma a exemplificar, propomos um conjunto de exercícios para o aquecimento, retirados integralmente da revista “Prevenir”.
“Exercício 1: Suba e desça os braços, da frente até ao cimo da cabeça. Inspire ao subir e expire ao descer os braços. Repita 10 vezes.
Exercício 2: Estique os braços ao lado e faça círculos com eles em ambos os sentidos. Repita 10 vezes em cada sentido.
Exercício 3: Caminhe uns metros apoiada apenas na ponta dos pés e depois nos calcanhares. Repita 5 vezes com cada apoio.
Exercício 4: De pé, estique uma perna para a frente (flectindo um pouco a outra) e toque na ponta do pé com a mão. Mantenha a posição 10 segundos. Mude de perna. Deverá ser repetido 3 vezes
Exercício 5: Apoie as mãos numa parede, esticando os braços. Estique uma perna para trás e apoie o pé no chão até notar o alongamento. Repita com a outra perna.
Exercício 6: Ajoelhada no chão, deixe uma perna flectida e estique a outra para trás, apoiando as mãos no chão. Empurre a bacia contra o chão.
Exercício 7: Deitada de barriga para cima, braços esticados, joelhos flectidos à altura do peito, empurre as pernas para um lado; volte à posição inicial e empurre para o outro lado, alternando.
Exercício 8: De pé, com as pernas juntas, flicta um pouco os joelhos e incline ligeiramente o corpo para a frente, levantando bem os braços para trás.
Exercício 9: Deitada de barriga para cima, segure os joelhos junto ao peito, envolvendo-os com os braços. Com as costas bem assentes no chão, dos ombros à região lombar, sinta o alongamento.”
Nota: Todos os exercícios aqui representados foram praticados pelo grupo, que os realizou sem dificuldade, pelo que comprove por si mesmo e experimente não se esqueça que um bom aquecimento é vital para uma actividade física mais eficaz, duradoura e sem lesões!